RODRIGO SILVESTRE
Product Designer

ORO ORUM
Aplicativo de denúncias de racismo religioso.
CENÁRIO
No Brasil, a cada 15 horas é registrado um caso de intolerância religiosa, desses casos cerca de 61% são dirigidos contra religiões de matriz africana. O governo criou mecanismos de denúncias para esse tipo de crime, porém, ainda são ineficazes pois muitas vezes não há investigação e o número de subnotificações também é alto.
.
O Oro Orum - Axé eu respeito é um app criado pelo coletivo
Oro Orum (ONG) com intuito de ajudar praticantes e simpatizantes de cultos afro-brasileiros a denunciarem ataques sofridos por questões de preconceito religioso e gerar dados geográficos dessas denúncias em forma de mapa.
Foi o primeiro do Brasil a ter tal função, porém por falta de tempo de seus administradores o aplicativo acabou não recebendo novas atualizações e se tornando praticamente inutilizável.


PESQUISA E ESTRATÉGIA
Para entender melhor nossos usuários decidimos mapear as etapas do processo de utilização do app e identificar seus pontos de dor e com isso as oportunidades
de aprimoramento.

IMERSSÃO
Baseado na jornada do cliente, foram identificadas algumas oportunidades como a diminuir a quantidade de informações
apresentadas na tela inicial.
Como forma de validar os pontos levantados com mapa e fazer novas descobertas realizei também uma rodada de entrevistas com usuários dentro de seu próprio local de culto pois assim se sentiriam mais à vontade. Primeiro realizei uma rodada de conversa sobre o tema de ataques às religiões afro e depois fizi perguntas específicas sobre o app que previamente já havia lhes solicitado o download e o uso.
RESULTADOS
Com os feedbacks recebidos nas entrevistas e os dados levantados pelo mapa da jornada pudemos ver e catalogar as principais dificuldades relatadas pelos usuário e as cataloguei de acordo com a ordem de reincidência.
1- Não há versão para IOS
2- O nome do app não deixa claro o propósito
3- botões que não funcionam (SOS, Whatsapp)
4- Excesso de informações ao abrir o app
5- Inconsistência visual
6- Formulários são problemáticos
MERCADO
Depois de tentarmos entender os usuário decidimos também pesquisar o mercado como forma de conhecer os principais concorrentes e seu pontos forte e fracos. E a partir dessa analise teríamos dados para novos insights na elaboração do projeto.



TITLE OF THE CALLOUT BLOCK
IDEAÇÃO
Os insights das pesquisas tornaram-se declarações de problemas acionáveis que ajudariam a enquadrar as considerações de design.
As perguntas do HMW ( How Might we?) realizado foram centrais para encontrar as oportunidades mais atraentes baseadas nas necessidades dos usuários e do mercado.


Antes de comoçar a trabalhar nas telas achei importante montar um site map para ja se ter organizado quais telas eu teria de crtiar e em qual hierarquia estariam dentro do aplicativo.
TITLE OF THE CALLOUT BLOCK
LAYOUT E
PROTÓTIPO
Com toda a parte inicial de pesquisas e estratégia completas foi iniciada a etapa de sketching para gerarmos telas de baixa fidelidade e validarmos nossos insights antes de colocarmos foco em protótipos mais completos.

Depois da validação dos protótipos feitos em Figma
chegamos a essas soluções de telas para o aplicativo.
.jpg)
Aprendizados
Por ter sido um dos primeiros projetos reais em que trabalhei, tive a oportunidade de ver o quanto no dia a dia de um produto a quantidade de variáveis podem ocorrer. Coisas que não são mostradas nos hambientes controlados dos cursos.
Após a entrega das inerfaces o responsável pela ONG ficou responsável por encontrar uma equipe de devs voluntários para o desenvolvimento da nova versão mas até a presente data ainda não aconteceu.