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RODRIGO SILVESTRE
Product Designer

ORO ORUM 

Aplicativo de denúncias de racismo religioso.

CENÁRIO

No Brasil, a cada 15 horas é registrado um caso de intolerância religiosa, desses casos cerca de 61% são dirigidos contra religiões de matriz africana.  O governo criou mecanismos de denúncias para esse tipo de crime, porém, ainda são ineficazes pois muitas vezes não há investigação e o número de subnotificações também é alto.

O Oro Orum - Axé eu respeito é um app criado pelo coletivo

Oro Orum (ONG)  com intuito de ajudar praticantes e simpatizantes de cultos afro-brasileiros a denunciarem ataques sofridos por questões de preconceito religioso e gerar dados geográficos dessas denúncias em forma de mapa.

Foi o primeiro do Brasil a ter tal função, porém por falta de tempo de seus administradores o aplicativo acabou não recebendo novas atualizações e se tornando praticamente inutilizável.

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PESQUISA E ESTRATÉGIA

Para entender melhor nossos usuários decidimos mapear as etapas do processo de utilização do app e identificar seus pontos de dor e com isso  as oportunidades

de aprimoramento.

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IMERSSÃO

Baseado na jornada do cliente, foram identificadas algumas oportunidades como a diminuir a quantidade de informações 

apresentadas na tela inicial.

Como forma de  validar os pontos levantados com mapa e fazer novas descobertas realizei também uma rodada  de entrevistas com usuários dentro de seu próprio local de culto pois assim se sentiriam mais à vontade. Primeiro realizei uma rodada de conversa sobre o tema de ataques às religiões afro e depois fizi perguntas específicas sobre o app que previamente já havia lhes solicitado o download e o uso.

RESULTADOS

Com os feedbacks recebidos nas entrevistas e os dados levantados pelo mapa da jornada  pudemos ver e catalogar as principais dificuldades relatadas pelos usuário e as cataloguei de acordo com a ordem de reincidência.

1- Não há versão para IOS

2- O nome do app não deixa claro o propósito 

3- botões que não funcionam (SOS, Whatsapp)

4- Excesso de informações ao abrir o app

5- Inconsistência visual

6- Formulários são problemáticos

MERCADO

Depois de tentarmos entender os usuário decidimos também pesquisar o mercado como forma de conhecer os principais concorrentes e seu pontos forte e fracos. E a partir dessa analise teríamos dados para novos insights na elaboração do projeto. 

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TITLE OF THE CALLOUT BLOCK

IDEAÇÃO

Os insights das pesquisas tornaram-se declarações de problemas acionáveis ​​que ajudariam a enquadrar as considerações de design.

As perguntas do HMW ( How Might we?) realizado foram centrais  para encontrar as  oportunidades  mais atraentes baseadas nas necessidades dos usuários e do mercado.

HMW.png
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Antes de comoçar a trabalhar nas telas achei importante montar um site map para ja se ter organizado quais telas eu teria de crtiar e em qual hierarquia estariam dentro do aplicativo.

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LAYOUT E
PROTÓTIPO

Com toda a parte inicial de pesquisas e estratégia completas foi iniciada a etapa de sketching para gerarmos telas de baixa fidelidade e validarmos nossos insights antes de colocarmos foco em protótipos mais completos.  

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Depois da validação dos protótipos  feitos em Figma

chegamos a essas soluções de telas para o aplicativo. 

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Aprendizados

Por ter sido um dos primeiros projetos reais em que trabalhei, tive a oportunidade de ver o quanto no dia a dia de um produto a quantidade de variáveis podem ocorrer. Coisas que não são mostradas nos hambientes controlados dos cursos.  

Após a entrega das inerfaces o responsável pela ONG ficou responsável por encontrar uma equipe de devs voluntários para o desenvolvimento da nova versão mas até a presente data ainda não aconteceu.

Gostou do que está vendo? Vamos conversar.

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© 2021 por Rodrigo Silvestre

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