RODRIGO SILVESTRE
Product Designer

E-commerce de seguro de vida
individual da SulAmérica.
Contrata Fácil
CENÁRIO
Durante o ano de 2021 o seguro de vida individual teve um crescimento de 29% no país (FenaPrevi). Porém com a alta da procura no mercado se fez necessário repensar toda a jornada de experiência para uma categoria de produto que para muitos é visto como burocrático e de difícil entendimento.
A SulAmérica, o maior grupo segurador independentedo Brasil, percebeu a necessidade de acelerar a transformação digital de seus produtos e serviços. Um movimento comúm a todo o mercado.
Em meio a essa jornada de transformação fui incluido no projeto na posição de Product Designer com o desafio de colaborar na continuação
e conclusão da versão 3.0 do site Contrata Fácil.
MINHA FUNÇÃO
Atuando como product design pude participar em todas as etapas no desenvolvimento do produto. Inicialmente realizando melhorias de layout mapeadas nas versões anteriores, que pelo nosso roadmap deveriam entrar antes em produção.

PRIORIZANDO
PROBLEMAS
Em um segundo momento foi monitorado via hotjar que nossa landing page atual possuia sérios problemas de conversão pois os usuários se quer navegavam por toda
a página, gerando um grande percentual de taxa de abandono logo no começo da jornada. Em alinhamento com CX e PO resolvemos que a criação e uma nova landing page seria prioritário para o lançamento da nova versão de nosso produto.

Mapa de calor extraído via Hotjar
PESQUISA
Por entrar em um time com a presença de CX e Design Strategist, recebi toda documentação de pesquisa muito bem fundamentada e avançada não tendo que realizar maiores ações do que analisar dados e realizar benchmark antes de começar a idear .




Prints de boards do miro de pesquisas da squad
Após analisar os dados e resultados com o time de dicovery
chegamos a conclusão que nossa landing page deveria atender principalmente o ponto de ser mais focada em venda de fato. Com maior apelo do produto trazendo as informações que de fato nossos usuários buscam quando entram no site.
TITLE OF THE CALLOUT BLOCK
IDEAÇÃO
Nesta etapa tendo como base as dores encontradas nas pesquisas e na visão dos concorrentes que levantamos no benchmark começamos a idear como apresentar essas melhorias em nossa Landing page.
Aqui apliquei a dinâmica do How Might We com o objetivo de estressar as novas soluções para landing page.

TITLE OF THE CALLOUT BLOCK
LAYOUT E
PROTÓTIPO
Pelo fato do time já ter documentado basicamente os componentes e elementos que poderiam ser utilizados no figma priorizamos testar várias alternativas com o protótipo já em alta fidelidade, onde tive a liberdade de propor também elementos novos e melhoria de antigos.

Por fim chegamos a uma estapa onde escolhemos dois layouts e os decidimos levar para uma sessão de design critique com toda a Squad.

Testes
Depois de definirmos o layout com que seguiríamos, foi a hora de realizarmos testes de usabilidade para saber como os usuários de fato iriam interagir com o produto.
Com a consolidação dos teste contemplamos a chance de fazer ainda mais ajustes em nosso produto alinhando com os insights apresentados durante os testes. Após isso tivemos a validação final dos B.Os e do P.M de nossa área.

Resultado
Nossa entrega da landing page juntamente com a nova jornada do produto Contrata Fácil foi ao ar no mês de maio de 2022 e pode ser vista por completa no site https://contratafacil-segurovida.paas.sulamerica.com.br/
Abaixo apresento um vídeo do funcionamento da página e de alguns comportamentos em tablets e outros dispositvos.
Aprendizados
Com mais ou menos um mês do novo produto rodando já estamos começando a colher dados e já identificamos via hotjar a melhoria da visualização da página pelo mapa de calor. E já estamos iniciando novamente todo o processo para criação da próxima versão do produto.
