top of page

RODRIGO SILVESTRE
Product Designer

E-commerce de seguro de vida

individual da SulAmérica.

Contrata Fácil 

CENÁRIO

Durante o ano de 2021 o seguro de vida individual teve um crescimento de 29% no país (FenaPrevi). Porém com a alta da procura no mercado se fez necessário repensar toda a  jornada de experiência para uma categoria de produto que para muitos é visto como burocrático e de difícil entendimento.

A SulAmérica, o maior grupo segurador independentedo Brasil, percebeu a necessidade de acelerar a transformação digital de seus produtos e serviços. Um movimento comúm a todo o mercado. 

Em meio a essa jornada de transformação fui incluido no projeto na posição de Product Designer com o desafio de colaborar na continuação 

e conclusão da versão 3.0 do site Contrata Fácil.  

MINHA FUNÇÃO

Atuando como product design pude participar em todas as etapas no desenvolvimento do produto. Inicialmente realizando melhorias de layout mapeadas nas versões anteriores, que pelo nosso roadmap deveriam entrar antes em produção.  

Sem título-2_edited.png

PRIORIZANDO
PROBLEMAS

Em um segundo momento foi monitorado via hotjar que nossa landing page atual possuia sérios problemas de conversão pois os usuários se quer navegavam por toda

a ​página, gerando um grande percentual de taxa de abandono logo no começo da jornada. Em alinhamento com CX e PO resolvemos que a criação e uma nova landing page seria prioritário para o lançamento da nova versão de nosso produto.

mapa de calor hoem antiga.png

Mapa de calor extraído via Hotjar

PESQUISA

Por  entrar em um time com a presença de CX e Design Strategist, recebi toda documentação de pesquisa muito bem fundamentada e avançada não tendo que realizar maiores ações do que analisar dados e realizar benchmark antes de começar a idear .

Captura de Tela 2022-06-02 às 09.00.27.png
Captura de Tela 2022-06-02 às 08.59.07.png
Captura de Tela 2022-06-01 às 17.43.16.png
Captura de Tela 2022-06-01 às 17.44.26.png

Prints de boards do miro de pesquisas da squad

Após analisar os dados e resultados com o time de dicovery

chegamos a conclusão que nossa landing page deveria atender principalmente o ponto de ser mais focada em venda de fato. Com maior apelo do produto trazendo as informações que de fato nossos usuários buscam quando entram no site.

TITLE OF THE CALLOUT BLOCK

IDEAÇÃO

Nesta etapa tendo como base as dores encontradas nas pesquisas e na visão dos concorrentes que levantamos no benchmark começamos a idear como apresentar essas melhorias em nossa Landing page. 

Aqui apliquei a dinâmica do How Might We com o objetivo de estressar as novas soluções para landing page.

post it how might we

TITLE OF THE CALLOUT BLOCK

LAYOUT E
PROTÓTIPO

Pelo fato do time já ter documentado basicamente os componentes e elementos que poderiam ser utilizados no figma priorizamos testar várias alternativas com o protótipo já em alta fidelidade, onde tive a liberdade de propor também elementos novos e melhoria de antigos.  

Captura de Tela 2022-06-02 às 14.55.37.png

Por fim chegamos a uma estapa onde escolhemos dois layouts e os decidimos levar para uma sessão de design critique com toda a Squad.

Captura de Tela 2022-06-02 às 15.01.03.png

Testes 

Depois de definirmos o layout com que seguiríamos, foi a hora de realizarmos testes de usabilidade para saber como os usuários de fato iriam interagir com o produto. 

Com a consolidação dos teste contemplamos a chance de fazer ainda mais ajustes em nosso produto alinhando com os insights apresentados durante os testes. Após isso tivemos a validação final dos B.Os e do P.M de nossa área.

Captura de Tela 2022-06-02 às 15.46.59.png

Resultado

Nossa entrega da landing page juntamente com a nova jornada do produto Contrata Fácil foi ao ar no mês de maio de 2022 e pode ser vista por completa no site https://contratafacil-segurovida.paas.sulamerica.com.br/

Abaixo apresento um vídeo do funcionamento da página e de alguns comportamentos em tablets e outros dispositvos.

Aprendizados

Com mais ou menos um mês do novo produto rodando já estamos começando a colher dados e já identificamos via hotjar a melhoria da visualização da página pelo mapa de calor. E já estamos iniciando novamente todo o processo para criação da próxima versão do produto.

mapas-01.jpg

Gostou do que está vendo? Vamos conversar.

  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon

© 2021 por Rodrigo Silvestre

bottom of page